Acordo nacional entre PP e DEM pode levar Aguinaldo Ribeiro à presidência da Câmara dos Deputados
14/04/2018 - 17h04 em Política

A coluna Painel, da Folha de São Paulo, publica neste sábado (14) uma costura política que pode resultar em ganhos significativos para um paraibano. De acordo com a coluna, o PP e o DEM pretendem atuar como um bloco, tanto nas alianças da disputa presidencial como na dos maiores colégios eleitorais. Não é o caso da Paraíba, é claro, já que os partidos aqui estão em campos opostos.

Contudo, as articulações “lá em cima” podem resultar na escolha de um novo presidente para a Câmara dos Deputados e é aí que entra o paraibano Aguinaldo Ribeiro.

O acordo entre os dois partidos enrosca, especialmente, a disputa em São Paulo, já que dirigentes do PP e do DEM avisaram a João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) que só definiriam quem vai receber o apoio das duas siglas entre maio e julho.

Nacionalmente, Rodrigo Maia (DEM-RJ) pode levar adiante o plano de integrar uma chapa ao Planalto, e então o PP reivindicaria o comando da Câmara. Maia, entretanto, só será candidato ao Planalto se crescer. Caso contrário, o DEM indicará um nome para a vice de um aliado, cuja balança pende mais para o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que se desincompatibilizou para disputar a presidência pelo PSDB.

Nos dois casos, o acordo com o PP prevê que os progressistas vão liderar o bloco para tentar eleger o novo presidente da Câmara. Nesse cenário, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) seria o favorito.

Fonte:Blog do Gordinho 

COMENTÁRIOS